Portal do Governo Brasileiro

Suporte


A divisão de Suporte tem como atribuição proporcionar acesso direto à Rede corporativa e indireto às redes externas e Internet. Para tanto gerencia os Serviços de Registro de Nomes, NAT, DHCP, IPV6, Topologia Lógica e Física, Tratamento de Incidentes de Segurança, Proxy Web e SOCKS. Estas atividades buscam manter a condição de tráfego na topologia da rede em toda a sua capilaridade até os nodos terminais, envolvendo equipamentos e meios físicos de transmissão. Também gerencia Serviços de Correio Eletrônico, VOIP, Listas de Discussão, Anti-Spam e Anti-Vírus Corporativo, Hospedagem de Sítios Web e Wifi Corporativo.

Atividades

Gestão da TI

Administração da infraestrutura de hardware, software, banco de dados, telecomunicações e pessoas visando alinhar a TI a necessidades da organização.

Hospedagem de periódicos eletrônicos

O portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM disponibiliza em um único site os periódicos desenvolvidos nas unidades integrantes da UFSM. Para maiores informações acesse o site da UFSM, Bibliotecas e Portal de Periódicos.

Manutenção do Data Center

Nos últimos anos, o investimento em Data Centers cresceu significativamente em todo o mundo e empresas como o Google e a Amazon, por exemplo, se tornaram referência na administração de grandes Data Centers. Atualmente, há padrões de segurança e disponibilidade que são usados para medir a eficiência de um centro de dados.
O Data Center é mantido e gerenciado pelo CPD o qual é responsável pelo projeto para rede elétrica, pela aquisição e manutenção de equipamentos para climatização e pela estratégia de disposição e acesso aos equipamentos.
O Data Center conta com um gerador de energia, que entra em funcionamento automaticamente em caso de queda no fornecimento de energia. Isto garante a disponibilidade de acesso às informações, bem como aumenta a garantia de integridade dos dados, uma vez que os computadores não são afetados diretamente por instabilidades da rede elétrica. A inclusão de novos equipamentos no Data Center é coordenada por uma equipe qualificada, que avalia o tipo de equipamento e a sua aderência aos padrões que são usados na infraestrutura básica de armazenamento.

Gerenciamento dos e-mails corporativos.

Quando uma conta de e-mail é criada, este é apenas o passo final de um processo bem maior que é responsável por manter o serviço de e-mails em funcionamento. A UFSM optou por oferecer dois serviços de e-mails distintos e, ao abrir sua conta por meio do Serviço de Abertura e Suporte a Conta de E-mail, você escolher a opção que julgar mais conveniente. São duas opções, cada um com as suas particularidades: o serviço hospedado no Google (@ufsm.br) e o serviço hospedado na própria Universidade (@smail.ufsm).
No caso do serviço de e-mails do Google, a nossa atividade de gerenciamento se resume a manter algumas configurações básicas e resolver problemas pontuais que podem ocorrer eventualmente.

Gerenciamento dos servidores web

As diversas unidades administrativas da UFSM, frequentemente, precisam criar ou manter páginas web para divulgação de informações. Embora consigam criar as páginas, é normal que as unidades não tenham a infraestrutura necessária para mantê-las no ar, já que, para isso, é necessário ter um computador especialmente configurado e ligado 24 horas por dia. Além disso, um ambiente seguro para manter as páginas deve ter preocupações mínimas relacionadas a backup, monitoramento de ataques e plano para recuperação dos computadores em caso de queda de energia.
A criação e, principalmente, a manutenção de um ambiente com estas características por cada uma das unidades da UFSM dificilmente seria possível e pode aumentar o risco de ocorrerem problemas de segurança tanto para as próprias unidades quanto para a UFSM como um todo.
O serviço se beneficia da infraestrutura do nosso Data Center, que conta com controle de temperatura, gerador de energia e monitoramento contínuo dos equipamentos.

Pregão para aquisição de equipamentos

VOIP UFSM

Antivírus UFSM

Proxy

Instalação de Pontos de Rede

Gerenciamento da rede

Tendo em vista a expansão física de nossa Universidade, também é crescente o número de pontos de rede necessários à conectividade, à disponibilidade dos recursos e à qualidade do desempenho da rede na Instituição.
O serviço de Gerenciamento da Rede é que garante a qualidade e disponibilidade das conexões entre os diferentes prédios da UFSM. A rede é monitorada diariamente por meio de equipamentos e softwares especializados, que permitem identificar e resolver problemas.
Se você enfrentar algum problema com a rede no seu prédio, entre em contato conosco pelo telefone 3220-8314. O monitoramento que fazemos inclui tanto o campus de Camobi quanto os campi do centro de Santa Maria, de Silveira Martins, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

Manutenção do acesso à Internet

Manutenção da Infraestrutura do SIE

Gerenciamento do Banco de Dados institucional