Portal do Governo Brasileiro

Eduroam

eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

Lançada no Brasil em 2012, a iniciativa internacional já reúne instituições de aproximadamente 60 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento. Além da segurança, o eduroam tem como benefícios a sua integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), a mobilidade e a facilidade de uso.

O acesso seguro e sem fio à Internet é realizado sem a necessidade de múltiplos logins e senhas. Após efetuar o cadastro na base do serviço, seguido da configuração do computador do usuário para conexão com a rede, é possível acessar a web em qualquer provedor de serviço do mundo.

Para acessar o  usuário deve configurar seu computador para acessar o ponto de acesso wireless denominado eduroam. Utilizando como nome de usuário seu CPF (incluindo o @ufsm.br no final) e a sua senha pessoal de acesso aos portais (Professor, Aluno, RH).  O serviço está disponível em tempo integral, salvo manutenções agendadas anunciadas previamente.

Caso você esteja com problemas, favor clicar em Informar Problema.

Informar um problema