Portal do Governo Brasileiro

Eduroam

Eduroam

Desenvolvido em 2003 o eduroam (education roaming),é um serviço de acesso à internet para instituições de ensino, sem fio, seguro, de acesso fácil, rápido, gratuito e sem a necessidade de múltiplos logins. A ideia do eduroam é que seus usuários, quando visitam outra instituição participante, possam se conectar à internet de forma rápida e segura.

Lançada no Brasil em 2012, a iniciativa internacional já reúne instituições de mais de 80 países. Está presente na UFSM desde 2016, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento.

Onde posso usar o eduroam?

Se você está andando pelo campus da UFSM ou estudando/trabalhando em outra instituição de pesquisa e educação, eduroam lhe dá conectividade com a internet sem problemas. Na nossa instituição são mais de 90 pontos de acesso.
 

Mais de 6.000 pontos de eduroam estão disponíveis em universidades, centros de pesquisa, escolas e outras instituições de pesquisa e educação em 89 territórios ao redor do mundo. Com o crescimento do eduroam, mais pontos estão aparecendo em lugares adicionais, como bibliotecas, museus e espaços públicos.

 

Ao visitar uma instituição participante, seu equipamento sem fio, se já estiver sido configurado corretamente deverá se conectar automaticamente. A configuração da rede é a mesma em todo o mundo.

No momento, somente o campus em Santa Maria tem conexão com o eduroam, há estudos de viabilidade técnica para a implementação em outros campi.

Como funciona?

Com a tecnologia de segurança e preservação de privacidade do eduroam, não há necessidade de digitar nomes de usuário e senhas através de formulários inseguros de navegadores da web. O dispositivo do usuário identificará automaticamente um ponto de acesso eduroam válido e realizará o login. A senha nunca é compartilhada com nenhum dos pontos de acesso.
 

Na UFSM, a identidade solicitada é o CPF, acompanhado do @ufsm.br, e  a senha é a mesma do Portal (do Aluno, do Servidor ou do Professor). Se você for um estudante ou pesquisador visitante, o Eduroam deverá conectar automaticamente ou então você deverá usar a sua identidade e senha de sua instituição de origem.

 

Qual tipo de equipamento posso conectar ao eduroam?

O eduroam usa padrões abertos para fornecer acesso seguro à rede, o que possibilita que quase todo dispositivo capaz de acessar uma rede sem fio pode fazer uso do serviço.

Dispositivos com sistemas Android (smartphones e tablets), iOS (iPhone, iPad e iPod), Linux (netbooks e notebooks), MAC OS (notebooks MAC) e Windows (netbooks e notebooks) podem ser configurados, com maior ou menor facilidade, para usar o eduroam, assim como a maioria dos smartphones com versões dedicadas do Microsoft Windows. Smartphones com Symbian, geralmente usados pela Nokia e em alguns modelos Sony Ericsson, também podem ser configurados.

Como conectar na UFSM?

  • Em equipamentos  com sistema iOS o eduroam reconhece as configurações e conecta automaticamente, você só precisa preencher os dados de identidade (somente os números do seu CPF seguido de @ufsm.br) e a senha (a mesma dos Portais do Aluno, Professor e RH)

  • Em alguns equipamentos com sistema Android o sistema reconhece as configurações do eduroam automaticamente, você só precisará preencher seus dados de identidade (somente os números do seu CPF seguido de @ufsm.br) e senha (a mesma dos Portais do Aluno, Professor e RH), caso isso não aconteça, é só acessar o tutorial para Android clicando no link

  • Um dos problemas mais comuns é a senha do portal ser antiga (anterior a 2016). Se você estiver tendo problemas para conectar-se, experimente trocar a senha do portal, automaticamente o eduroam será habilitado.

  • Em equipamentos com sistemas Android, Windows 10 e Ubuntu você pode acessar nossos tutoriais clicando nos links abaixo

*Tutorial Android

*Tutorial Windows 10

*Tutorial Ubuntu

Caso você esteja com problemas, favor clicar em Informar Problema.

Informar um problema